Alto Valor Investimentos

Modelos de remuneração para Assessores de Investimentos

A escolha do melhor modelo que você optará deve considerar uma série de fatores, incluindo as suas necessidades específicas e as suas preferências. Independentemente do modelo escolhido, o mais importante é garantir transparência e clareza em todo o processo, assegurando que suas expectativas e objetivos estejam alinhados.

Commission-based

Essa é a forma de remuneração predominante no Brasil e permite que os assessores recebam uma parcela da receita gerada por diversos produtos financeiros

Neste modelo, o assessor é remunerado pela corretora segundo regras específicas de comissionamento que variam conforme o produto e o canal de investimento. Abaixo apresentamos as formas mais recorrentes de comissão aplicadas a cada tipo de produto:
  • Comissão simples: comum em ofertas públicas e investimentos em renda fixa, o assessor recebe um percentual sobre o volume investido apenas no ato da operação;
  • Comissão percentual: utilizada principalmente em fundos de investimento e de previdência, o assessor recebe uma fração da taxa de administração e, quando aplicável, da taxa de performance;
  • Comissão de Corretagem: aplica-se principalmente a produtos de renda variável negociados em bolsa. O assessor recebe um percentual da corretagem paga pelo investidor em operações de compra ou venda.

Fee Fixo

Este modelo é amplamente adotado nos Estados Unidos e na Europa, onde o assessor de investimentos é remunerado por um percentual fixo, geralmente entre 0,5% a 1,5% ao ano, calculado sobre o patrimônio investido do cliente.

O modelo de fee fixo é valorizado por sua simplicidade e transparência, eliminando variações de comissão por produto, já que o assessor não tem incentivos para recomendar produtos que ofereçam comissões maiores

Neste modelo, o valor acordado é debitado mensalmente da conta do cliente e, uma vez que já está compensando o trabalho do assessor através da taxa previamente estabelecida, o cliente tem o valor de corretagem dos produtos reembolsado.

Principais diferenças entre Commission-based e Fee Fixo

As principais diferenças entre os modelos de remuneração “Commission-based”  e “Fee Fixo”  para assessores de investimentos residem principalmente na estrutura de pagamento. Por isso, elencamos as principais diferenças entre os modelos:

 

Estrutura de pagamento:

  • Commission-based: neste modelo, os assessores são remunerados com base em comissões sobre os produtos que vendem ou transações que realizam para seus clientes. As comissões podem variar de acordo com o tipo de produto ou serviço financeiro e são geralmente pagas pelo provedor do produto (como fundos de investimento, renda fixa, etc.).
  • Fee Fixo: Nesse modelo a remuneração é feita por uma taxa fixa acordada previamente e não tem nenhuma relação com as escolhas de investimento. O cliente em conjunto com o seu assessor define uma taxa fixa, em percentual, que será calculada anualmente e cobrada mensalmente, incidente o volume total de recursos assessorados custodiados junto à XP

Previsibilidade para o cliente:

  • Commission-based: os custos para o cliente podem variar dependendo do perfil de investidor e dos produtos adquiridos. 
  • Fee Fixo: oferece uma estrutura de custos previsíveis para o cliente, facilitando o planejamento financeiro e a compreensão dos custos totais de gestão de seus investimentos.

Quer entender mais sobre o assunto?

Abrir sua conta é simples

Preencha os dados abaixo e siga as próximas instruções: